0 em Dicas e Inspirações/ Livros/ Maternity Series/ Peripécias de Mãe

Livros Tito

Ahhh os livros! Como alguém pode não gostar de livro? Do cheirinho do livro, de folhear páginas novas, velhas, pela primeira vez ou pela milésima? Mesmo com tanta tecnologia atualmente, eles são insubstituíveis e só quem é book lover sabe o que isso significa!

Na gravidez, lá pelos 6 meses, uma pessoa me perguntou assim: ‘Até agora, o que você mais comprou para o Tito?’ e minha resposta foi: ‘Livros’! A cara de surpresa da pessoa (que também era mãe) me informou que a minha resposta tinha sido um pouco estranha! Hahahaha

Mas era a verdade, sempre que passávamos por alguma livraria ou alguma feira de livros não resistíamos e acabávamos comprando alguma coisinha para o Tito! Durante a gravidez toda, eu li o mesmo livro para ele (‘Jesus Loves Me‘) e é incrível ver a paixão que ele tem por este livro até hoje!

Não sou nenhuma expert em educação de filhos e crianças, mas percebi algumas coisas relacionadas à leitura durante esse 1 ano e meio do Tito!

A leitura do Tito por fases (até 18 meses)

0 à 6 Meses = Os primeiros livros de leitura para o Tito, foram aqueles de plástico, que tinham muita cor e pouca informação. Ele passava algum tempinho observando as figuras. Outros livros, como o que eu mencionei aqui em cima, nós apenas líamos para ele, que já era familiarizado com os sons!

6 à 12 Meses = Li um dia para ele o livro ‘O que o bebê faz‘ (um dos que nós tínhamos comprado durante a gravidez), ele chorou quando terminou. Repeti só por curiosidade para ver se era isso mesmo…. E foi aí que um dos nossos problemas começou. Esse era o único livro que ele queria ler e foi assim durante meses (e meses). Por ser um livro interativo ele começou a fazer os gestos e participar a cada página virada! Era emocionante ver ele reagindo à leitura! (ele ama este livro até hoje e nem preciso dizer que o livro está inteirinho detonado!)

12 à 18 Meses = Nesses últimos meses o interesse dele por livros cresceu, e o gosto variou também! Livros com mais frases, que tenham animais e objetos que ele ama (como a Lua), números e palavras relacionadas à figuras têm sido sua paixão! Mais recentemente, ele descobriu alguns livros que têm botões que fazem barulho conforme a cena da página e ele está se divertindo muito com esses também. Ás vezes, tudo está tão quieto que quando vou ver ele está sentadinho com um livro, virando e revirando as páginas. Fica um bom tempo paradinho nesta atividade.

Algumas dicas são:

  • Incentive à leitura do seu bebê desde novinho. Pode parecer que ele não está entendendo, mas especialistas dizem que desde cedo (mesmo antes de nascer), a leitura traz  vários estímulos para a criança, como a criatividade e a comunicação.
  • Crie um espaço adequado para que o bebê tenha acesso aos livros. Deixe-os à vista para que ele possa descobrir por si só. Esse espaço da foto é o novo cantinho de leitura de ‘menino grande’ do Tito. Antes disso, os livros ficavam no rack da sala, bem ao alcance dele.
  • Mesmo quando o tempo é muito corrido, é legal criar uma rotina de leitura. A historinha de ‘antes de dormir’ é algo quase infalível. Além de passar a ser um hábito, o seu pequeno fica ansioso por este momento com  os pais, que é consequência de outro benefício da leitura: um vínculo especial entre pais e filhos!

E, como a tia dele não se aguenta e tira muitas fotos do sobrinho, aqui vão algumas fotos desse momento delicioso de leitura do Tito! Por falar nisso, temos que atualizar as nossas leituras, estamos lendo bastante (prometo!), logo compartilharemos! E você,  tem alguma dica boa de uma leitura bem legal? (;

   

Recomendado para você

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta