2 em Organização

Por que Nunca Dá tempo?

Minha batalha com o tempo não é de hoje mas ultimamente tem ficado tão estressante que tenho quase entregado todos os pontos. Não é fácil ter que conciliar tantas atividades. Parece que tudo e todos querem marcar compromissos ao mesmo tempo. Semana passada tive um estresse desses. Passei o final de semana todo correndo atrás de coisas, finalizando tarefas, organizando aula, limpando, trabalhando e cumprindo com os compromissos (normais) diários. No final de sábado a noite estava exausta. Não tinha ânimo prá nada. Eu acho que não teria ficado tão nervosa se não ouvisse comentários do tipo: ‘nossa, você não veio porque?’ ‘Você perdeu… nos divertimos muito ontem’. Mas fiquei! Principalmente porque as pessoas não entendem. As vezes eu olho e tenho a impressão que todo mundo tem mais tempo do que eu… reclamações à parte, (este não é o objetivo afinal… haha) resolvi tentar dar uma solução para esse problema. Calendários, agendas, tudo isso eu já tenho e são usados todos os dias. Sou praticamente dependente das minhas agendas!!! O que eu preciso é de algo que me leve a ter eficiência no tempo empregado nas atividades.

Messa semana achei dois métodos que eu irei testar nos próximos dias:

Método 1

Na revista Vida Simples de julho de 2011, na reportagem Um Pouco de Disciplina Cai Bem, os seguintes pontos são sugeridos:

  1. Se você tem muitas tarefas para fazer, uma sugestão para priorizá-las é determinar o tempo de execução de cada uma.
  2. Depois de estabelecer quais são as mais importantes, comece pela mais difícil ou a que dará mais trabalho.
  3. Pode parecer excesso de zelo, mas tenha sempre um plano B para contornar os imprevistos com agilidade.
  4. Vai participar ou coordenar uma reunião? Então, uma boa sugestão é evitar conversas desnecessárias, que tomam tempo e desviam o foco.
  5. Se você trabalha em casa, seja rigoroso com horários, determinando quando começa e termina a jornada.
  6. Observe-se e perceba quanto tempo você demora para fazer algumas tarefas. Isso ajuda na hora de eleger prioridades.
  7. Comprometa-se com o que faz. Isso o ajudará a entregar tudo no prazo.

Método 2

The Pomodoro Technique… já ouviu falar? Eu também não havia. O site principal explica, em inglês, no que se resume essa técnica. Em português, este site, explica de maneira bem legal e inclusive dá links para downloads das ferramentas necessárias como o timer (que é a razão do nome pomodoro!). a técnica sugerida por Francesco Cirillo é simples: o primeiro passo é organizar suas tarefas em uma lista, determinando a prioridade de cada uma delas. Após essa etapa, coloque seu timer para funcionar. A ideia é que cada tarefa da lista tenha um tempo pré-determinado de 25 minutos. Após esse tempo, pode-se ter um pequeno break de 5 minutos. Quando a atividade requer um espaço maior de tempo, como 4 ‘pomodoros’, o break pode ser maior. A idéia é que durante esses 25 minutos não haja interrupção na atividade, gerando assim maior produtividade na tarefa a ser realizada.

Depois de estudar essas técnicas, let’s give it a try!

Vou postando os progressos por aqui… (=

Aplicativos para celular

(atualização em 2017) – segue algumas sugestões de Apps para seu celular que seguem a técnica Pomodoro:

Para iOS

Be Focused
Focus Keeper
Pomodoro Pro

Para Android

Goodtime
Meu Pomodoro
ClearFocus

Recomendado para você

2 Comentários

  • Responder
    André Machado
    julho 13, 2011 às 7:05 pm

    Será que eu consigo fazer isso?

  • Responder
    Livian Ezaledo
    julho 13, 2011 às 7:34 pm

    thif, já deu os 25 minutos, para a-go-ra e vai fazer o break de 5 minutos. (:

  • Deixe uma resposta